quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

No ar, mais um campeão de audiência...



Imagens divulgação TV Sergipe. Publicadas pelo blog:
 "Imagem da Televisão", para ilustrar o presente artigo.

Texto publicado originalmente no site Liberdades, em 13/12/2017.

No ar, mais um campeão de audiência...
Por: Nestor Amazonas*

Tal qual uma novela da Globo, daqueles de reviravoltas onde no final tudo acaba bem, bem no estilo de Janete Clair e do gosto popular, a TV Sergipe fica cem por cento nas mãos de acionistas sergipanos.

Recapitulando: Albano Franco e seu filho Ricardo, já não vinham se sentindo bem há alguns anos em manter a TV Sergipe na luta contra as novas mídias, internet principalmente. A emissora afiliada da Globo estava acostumada a nadar de braçadas, tanto no setor privado quanto no estatal. Os tempos mudaram nos dois lados do rio.

Na receita nacional a Globo perdeu 26% do faturamento e em Sergipe este percentual foi bem maior. Na matemática de Albano chegava a dar prejuízo.

Se non é vero, é bene trovato.

O fato é que este desconforto se fazia sentir desde os corredores da emissora, passando pelo mercado e agências, chegando até o que ia ao ar. Dava para sentir a falta de vigor, paixão, tesão pelo trabalho.

Agora, em tempos bicudos, manter a emissora líder dava mais trabalho que prazer, ou lucro, conforme seu objetivo. O fato é que no rastro da Rede Bahia, que foi vendida parcialmente para a EPTV, afiliada Globo de Campinas/SP, a opção de procurar algum outro afiliado da Rede interessado em comprar e gerir a TV Sergipe parecia a melhor opção.

Dito e feito. Levou algum tempo, mas o Grupo Integração, de Minas Gerais, mostrou interesse. A TV Integração tem na Rede Globo um excelente conceito, o dinamismo do Superintendente Rogério Nery fez de suas emissoras “cases” de desempenho regional na tv brasileira. Tudo ia bem, mas no meio do caminho, tinha uma pedra (referência ao mineiro mais famoso – o Carlos).

As herdeiras de Cesar Franco, Lourdes/Carolina, detentoras dos 50% restantes, relutaram em aceitar a entrada de um novo sócio, pagaram para ver e no final exerceram o direito de preferência e assumiram a totalidade da TV Sergipe, adquirindo a parte de Albano/Ricardo Franco. Final feliz, imagem congelada, sobe som de música incidental...FIM...

Ainda não... na imagem panorâmica de Aracaju, vista do Morro da Piçarra, o letreiro que aparece é o de: “Veja a seguir, cenas dos próximos capítulos...”

Por mais que aceitemos o dito cultural que é o olho do dono que engorda o boi, devemos levar em conta que o mercado de mídia, no ambiente da revolução digital e na economia ainda em crise, vai exigir mais que controle e pulso firme para resgatar a TV Sergipe da situação em que se encontra. O reposicionamento estará dos dois lados da planilha, não será apenas cortando que a conta vai fechar, também terá de se investir em criatividade, interação e inovação.

Ser empreendedor nos dias de hoje, requer mais que competência, pede também ousadia, coragem e fé, no mercado, no Estado e no principal ativo de um veículo de comunicação: seus talentos. Nos últimos anos a TV Sergipe foi pródiga em se desfazer de profissionais que fizeram a diferença na programação local, em nome de uma pretensa economia, buscando o resultado “rabo-de-cavalo” – cresce para baixo.

Que esta novela de sucesso da TV Sergipe tenha mais e muitos vigorosos capítulos, que surjam personagens novos, produtivos, renovadores dos ares da emissora pioneira do Morro da Piçarra, que se recupere o brilho do passado, mas com o olho no futuro, buscando não a simples “Re-novação”, mas a necessária “I-novação”, modelo capaz de enfrentar e se unir aos novos tempos de desafios digitais.

E que possamos, mais adiante, dizer... no ar, mais um campeão de audiência, na sua, na nossa, TV Sergipe.
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* Nestor Amazonas é jornalista, trabalhou nas emissoras da Rede Globo (SE/BA),
 Rede Manchete (PE/RJ e SP) e Grupo Abril.

Texto reproduzido do site: liberdades.com

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