Marcas da TV Sergipe ao longo da história.
Foto: Divulgação/TV
Sergipe.
Publicado originalmente no site Portal Intelectual, em 04/11/2016.
Quatro marcas ao longo dos seus 45 anos de história.
A mais recente representa a modernização da emissora com a
chegada do sinal HDTV.
O atual símbolo que marca a identidade visual da TV Sergipe
é o quarto na história da emissora desde a sua fundação, em 1971. O primeiro,
criado pelo artista Antônio Nóia e que tinha como elementos gráficos um
cangaceiro e o número quatro, em referência ao canal, nunca foi ao vídeo.
A segunda marca trazia o nome do canal, acompanhado de um
desenho formado por três letras “esse” entrelaçadas, lembrando uma flor. A
terceira foi uma evolução da segunda. A marca, idealizada em 1997, ganhou
linhas de design mais marcantes e cores – vermelha, verde e azul – alusivas ao
RGB, abreviatura do sistema de cores aditivas que permite a reprodução
analógica de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV.
Desde 1º de março de 2010, a TV Sergipe tem uma nova marca,
criada para representar a modernização da emissora desde o início da
transmissão em HDTV, a TV em alta definição. Desenvolvida pelo Departamento de
Videografismo, ela está nas vinhetas de programação, telejornais e em todo
projeto visual, que inclui canoplas de microfones, veículos, estrutura física e
material gráfico.
O processo de criação do novo símbolo de identidade visual
da TV Sergipe foi iniciado em julho de 2009, a pedido da direção da emissora,
pelo artista gráfico Wadson Rodrigues, responsável pelo videografismo da TV e
que tem no currículo passagens pela extinta TV Manchete e TV Globo, onde
trabalhou com a equipe de Hans Donner.
Um mês e meio depois, dois projetos de marcas foram
elaborados. Um, em que a antiga marca ganhava um redesenho, uma espécie de
evolução natural. Outro, totalmente renovado, em que a marca seria
completamente reformulada, seguindo o padrão Globo. Após a aprovação do segundo
modelo, o símbolo ganhou “vida”, testes internos para vinhetas, simulações para
cenários e, em parceria com o Departamento de Marketing, desenhos de produtos
gráficos.
A marca tem hoje uma textura platinada e novas cores e segue
o modelo “arco-íris”. Tem a letra ‘esse’ estilizada, em referência à primeira
letra do nome da emissora. O ‘esse’ corta a marca de cima a baixo, adicionando
curvas a um círculo platinado. O mesmo efeito é conferido ao nome ‘TV Sergipe’
que, no entanto, segue o mesmo desenho da marca anterior.
Desde a mudança do símbolo, também foram alteradas outras
marcas a ele ligadas, como a da Copa TV Sergipe de Futsal e do Desafio TV
Sergipe de Natação.
Fonte: Rede Globo.
Texto e imagens reproduzidos do site: portalintelectual.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário