quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

TV Atalaia: um marco na história da imprensa sergipana

Manchete do jornal Gazeta de Sergipe, 
anunciando a nova emissora de Sergipe.
Foto: Reprodução IGHS.

Primeiros equipamentos da emissora.
Foto: Reprodução.

TV Atalaia sempre foi marcada pela modernidade.
Foto: Reprodução/Sérgio Ferreira.

Modernos equipamentos digitais.
Foto: Sérgio Ferreira.

Publicado originalmente no site do Poral A8 SE., em 17/05/2010.

TV Atalaia: um marco na história da imprensa sergipana.

Redação Portal A8.

Ao meio-dia de 17 de maio em 1975, entra no ar a primeira emissora local das regiões norte-nordeste do Brasil, a transmitir a sua programação totalmente colorida: a TV Atalaia! Um presente para a população sergipana no Dia Internacional das Comunicações.

Projetando inicialmente somente barras e luz, momentos depois, surgia ao vídeo, o radialista Carlos Mota apresentando a emissora, fundada pelo ex-governador Augusto Franco e estando hoje à frente, o empresário Walter Franco.

Equipada com aparelhagem para transmissão, no dia de sua estréia, a TV Atalaia não teve nenhum programa em preto e branco, revelando o seu primeiro diferencial, ganhando conceito a partir do primeiro momento. Tudo feito com muito suor e o público mostrou que todo o sacrifício valeu a pena até hoje.

Na programação de estréia foram apresentadas as principais atrações como o Repórter 08 conduzido pelos jornalistas Sergio Gutembergue, Jorge Gonçalves, Alberto Montalvão e Antônio Vieira.
E como esquecer do programa "Nosso Mundo Infantil" apresentado por Nazaré Carvalho, que eternizou o apelido de "Tia Nazaré". No "Sábado Geral", a TV Atalaia levava para a casa dos sergipanos, quadros culturais, de entretenimento, entrevistas e informação, apresentados por Hilton Lopes, João de Barros e Jorge Araujo.

Reportagens dos jornais Gazeta de Sergipe e Jornal da Cidade, registraram que a venda de televisores a cores na época triplicou com o surgimento da emissora. A TV Atalaia tornou a vida dos sergipanos colorida.

Um dos primeiros funcionários da emissora, o técnico Paulo Antônio, mais conhecido pelos seus colegas como "Seu Paulinho" relata que o surgimento da televisão foi um grande marco para os telespectadores.

"Imagina só, antigamente só existia apenas uma emissora local e em preto e branco. Aí aparece a TV Atalaia, uma nova estação com uma programação local pra lá de interessante com programa infantil, noticiários apresentados por grandes jornalistas da época que até hoje fizeram a diferença e todo o potencial que a nossa televisão existe até hoje", concluiu.

Texto e imagens reproduzidos do site: a8se.com/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário